• redação CIVI-CO

Evento sobre Design de Impacto Social reúne design, arte e cidadania!

PARA SE INSCREVER:

https://www.sympla.com.br/boulevard-da-virgilio__347154

Design, cidadania, arte, gastronomia, música! No sábado, dia 1º de setembro, a rua Dr. Virgilio de Carvalho Pinto, em Pinheiros, vai mostrar porque está sendo considerada o mais novo polo de economia criativa da cidade. O fim da rua sem saída vai receber de uma só vez 2 grandes eventos, o São Paulo Design Weekend, o maior festival de design urbano da América Latina, e o Giro Artesanal, feira gastronômica que reúne 26 produtores artesanais. Vai ser um dia de intensa programação indoor e outdoor em torno do Boulevard da Virgilio, a praça criada recentemente em frente ao CIVI-CO, o Centro Cultural B_arco, e o Impact Hub. E é bem no meio deste ambiente de propósitos artístico e social, que será instalado um mobiliário urbano criado pelo Estúdio ELA Arquitetura, fazendo do espaço público um grande palco de encontros.

Na praça haverá shows musicais com as bandas Jazz Manouche e Quatro Mãos, além de uma série de atividades unindo arte e sustentabilidade como uma ação Pimpex, que é a transformação da carroça de um catador em uma obra de arte manifesto. O artista Mundano, fundador do movimento Pimp My Carroça, criado para tirar os catadores da invisibilidade, vai grafitar a carroça do catador Rogério que, por sua vez, irá dar seu depoimento sobre o dia a dia de quem recolhe materiais recicláveis na cidade. Os artistas Roberto Bieto, Guilherme Kramer e Karen Fidelis (a Kueia), também farão uma intervenção urbana na praça, trazendo a reflexão do papel da arte na construção de uma relação mais humanizada e mais empática do espaço público com o cidadão.

No CIVI-CO, vão ser realizadas diversas palestras sobre Design de Impacto Social com grandes nomes do design e do empreendedorismo. Entre os convidados, o fundador da Thymus Branding, o ex-publicitário Ricardo Guimarães, que sabe como poucos explicar como podemos impactar o mundo com estratégias inovadoras.

Outra convidada para falar nos painéis, é Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta. Adriana vai trazer a reflexão da diversidade racial no design para criar cidades mais inclusivas.


No B_arco, você vai poder ver 3 novas exposições artísticas. E no espaço ao ar livre do Impact Hub, a feira gastronômica Giro Artesanal, que vai levar 60 barraquinhas de alimentos, bebidas e acessórios culinários, oferecendo aos visitantes uma experiência cheia de sabor e personalidade. Todas as atrações têm entrada livre! Veja abaixo a programação completa do evento. Para quem quiser participar dos debates, basta se inscrever aqui.

Programação:

Abertura: 9h30 às 10h30

Ricardo Podval, CEO do CIVI-CO e Edu Lyra, do Gerando Falcões: Desenhando transformadores

Primeiro painel: 10h30 às 12h30 - O design em um mundo em

transformação

Mediador: Rodrigo Geribello (Abre Aspas)

Ricardo Guimarães (Thymus): Uma nova visão do mundo. Num mundo cada vez mais integrado.

Levi Girardi (Questtonó): Venture Design: por que as empresas de design estão investindo em startups?

Rodrigo Vieira da Cunha (Profile): Humanos de Negócios: a busca de valor nos negócios

Adriana Barbosa (Feira Preta): Design e a inclusão

Segundo painel: 12h30 às 14h30 - O design como inclusão social

Abertura: Cassiana Podval (CIVI-CO), Juliana Matalon (Estúdio Ela) e Nico Salto(DM/AM arquitetura) : Design de espaços urbanos: ocupando tudo muda!

Mediador: Rodrigo Geribello (Abre Aspas)

Rodrigo Rivelino (Aktuellmix): Um novo design de mídia: a transformação da relação entre marcas e pessoas

Raul Juste Lores (Veja SP): Arquitetura no urbanismo: o impacto do design na construção de uma metrópole

Barão Di Sarno: (vice-presidente do Instituto A Cidade Precisa de Você) Felicidade: do que o design é capaz

Terceiro painel: 14h30 às 16h30 - Design, arte, inclusão social e transformação de espaços urbanos

Mediador: Rodrigo Geribello (Abre Aspas)

Mundano (Pimp My Carroça)

Roberto Bieto (artista visual)

Guilherme Kramer (artista visual responsável pela fachada do CIVI-CO) Karen Fidelis “Kueia” (artista visual)

Paulo Mathias (gestor público, ex-prefeito regional de Pinheiros, pré-candidato a deputado estadual por SP)

Filipe Sabará (secretário municipal de assistência e desenvolvimento social de São Paulo)

Aula de yoga na praça: A professora Melina P. De A. Abdalla vai dar uma aula gratuita na praça, de 10h00 às 11h00, ensinando maneiras simples de redesenhar nosso corpo e nossa mente.

Oficina de jardinagem: Gabriela Pileggi, do estúdio de paisagismo Jardineiro Fiel, vai realizar um oficina de jardinagem de 11h às 12h00, logo depois da prática de yoga. Gabriela, apresentadora do programa Mais Cor Por Favor, no GNT, vai ensinar como plantar na oficina chamada "Jardins Urbanos, traga o verde para dentro de casa.”

Barraquinha da AMOLVI: A partir das 12h, a Associação dos moradores e lojistas da Virgílio de Carvalho Pinto vai estar com uma barraquinha no local para ouvir o que as pessoas querem para o futuro da praça e vender produtos

sustentáveis.

Barraquinha da Rededots: venda de produtos de design sustentável da Rededots, a partir das 12h.

Degustação de pipoca: a Maïs Pura, uma marca de snacks saudáveis, tem nas pipocas artesanais o ponto de partida para um portfólio saboroso de alimentos práticos e saudáveis. O milho da pipoca, por exemplo, é não transgênico, de origem controlada. Sabores: Caramelo & Flor-de-Sal, Lemon Pepper e Puro Mascavo.

Barraquinha das crianças: aprendendo sobre empreendedorismo. Crianças venderão limonada na praça.

Live Painting: a partir das 12h, arte ao ar livre com a Erika Ribeiro, do serei.a.folha

Música ao vivo: das 13h às 14h, show ao vivo da Banda Quatro Mãos.

Graffiti: Os grafiteiros Bieto, Guilherme Kramer e Karen Kueia realizarão intervenções em telas depois do ciclo de debates no auditório do CIVI-CO.

Atividade Pimp My Carroça: das 13h às 14h30 teremos uma ação Pimpex!

Música ao vivo: das 17h às 19h, show ao vivo da banda Jazz Manouche

0 visualização
civi-co_branco_1.png