• redação CIVI-CO

George Koukis e o plano de negócios ideal

por Muda Tudo

Philotimo. Quem já ouviu essa palavra? Philotimo vem de "filos", que significa "amigo" em grego, e "timi", que significa "honra". Seria algo como "amigo da honra", ou "amor à honra". Mas o significado da palavra é bem mais abrangente. Envolve amor, respeito, generosidade, orgulho e obrigação consigo mesmo, com a família, e com a comunidade.

"Faça do philotimo o seu estilo de vida. Essa é uma palavra grega que não tem equivalente em nenhuma outra língua. E todo mundo deveria adotar essa palavra. Se fizéssemos isso, nunca estaríamos um contra o outro. Precisamos nos unir novamente em torno de uma causa comum."

Essa frase foi dita por um dos maiores empresários/empreendedores do mundo, o grego George Koukis, durante palestra no polo de impacto social CIVI-CO, em São Paulo. Koukis, que também é professor, filantropo, e um grande catalisador de mudanças, é fundador da Temenos, empresa fornecedora de soluções tecnológicas para bancos no mundo todo.

"Temenos significa algo sagrado, algo que você protege," explica Koukis.

A origem do empresário

George Koukis nasceu na Grécia, em 1946, mas viveu a maior parte da vida na Austrália, para onde se mudou com a mulher. Filho de pais analfabetos, experimentou momentos de extrema pobreza na infância, chegando a ter dificuldade para comer todos os dias. Formado em Contabilidade, trabalhou na empresa aérea australiana Qantas e na companhia de seguros americana MSA. Depois do mundo empresarial, partiu para o universo do mercado de ações em 1986 e ganhou, como ele mesmo diz, muito dinheiro. Mas veio então o crash da bolsa de valores, um ano depois, quando ele também perdeu muito dinheiro. "Foi aí que eu vi que o lucro puro não é sustentável".

Em 1993, George Koukis decidiu abrir o próprio negócio, ao ver que o mercado de bancos não tinha um prestador de serviços dominante. Nascia a Temenos, com um investimento inicial de 950 mil dólares e o foco em beneficiar clientes, fornecedores e funcionários. "A Temenos foi votada como a melhor empresa para se trabalhar na Suíça, nosso turnover (rotatividade de funcionários) é zero. ", diz orgulhoso. "Nós ganhamos prêmios todos os anos, pois somos comprometidos com a excelência. Isto é, tentamos sempre alcançar o melhor: o melhor produto, a melhor tecnologia, a melhor inovação. Em outras palavras, queremos ser um Rolls Royce, um Patek Phillippe... E não é coincidência que conseguimos isso. "

E como conseguir isso?

"Nós focamos no sucesso e não no dinheiro. Dinheiro é consequência do sucesso. E também pensamos a longo prazo, pensamos nas pessoas, porque as pessoas são a chave. Eu penso assim: eu vou ser útil para as pessoas e também vou ganhar dinheiro com isso."

Koukis faz questão de ressaltar a importância da governança na empresa, na importância de atuar com integridade, justiça, e com uma mentalidade incorruptível em um mundo que, segundo ele, "está com os valores de cabeça para baixo."

Um sonho para o mundo

Para fomentar a integridade em nossa sociedade, o empresário criou a plataforma A Dream for the World (Um Sonho Para o Mundo) - DFW, um projeto pessoal para formar jovens lideranças pelo mundo com foco na integridade e no propósito.

"Os problemas enfrentados por nós no mundo são inúmeros: intolerância, conflitos geopolíticos e religiosos, desemprego, pobreza, poluição, superpopulação, dívidas soberanas, corrupção, e outros que a minha geração criou/ perpetuou nas últimas décadas," diz George Koukis, esperando que aqueles novos líderes que ajuda a formar, coloquem o benefício coletivo à frente dos interesses individuais e dêem exemplos para as próximas gerações.

No Brasil, o DFW atua com base em 3 pilares: impacto direto (atuando em projetos próprios), advocacy e produção de conteúdo sobre as causas, conceitos e ideias que apoiam e, finalmente, a criação, ampliação e fortalecimento de sua rede de parceiros.

A palestra que acaba de realizar em São Paulo para novos empreendedores tem como tema central: o plano de negócios ideal.

O plano de negócios ideal.

"90% das startups do mundo vão à falência. Na verdade, eu acho que é mais do que isso. Vamos falar sobre o que é preciso saber sobre os 10% oficiais que sobrevivem." O empresário contou que o business plan da empresa dele não tinha números, mas tinha 16 afirmações, baseadas em alguns pontos que destacamos abaixo.

Sucesso, nas palavras do empresário George Koukis

"As pessoas associam sucesso com dinheiro, mas será que é verdade? Nós fomos doutrinados, passamos por uma lavagem cerebral de que dinheiro traz felicidade. E eu posso garantir que isso não é verdade. Por que se fosse, eu te pergunto: por que você não vira político ou traficante? Você destruiria uma floresta para ganhar dinheiro? As pessoas destroem as florestas só para fazer dinheiro. E me explica para que? Se cortarmos todas as árvores, todos vamos morrer."

Pessoas

"Nós focamos em todas as pessoas que têm contato com a empresa, funcionários e clientes, pois nós não existimos sem eles. Um cliente feliz afeta positivamente outros 4. Um cliente infeliz afeta negativamente 25."

"Em 2008, na grande crise financeira internacional, apesar de nossas ações terem colapsado, pois somos uma empresa de software para bancos, nós não mandamos uma só pessoa embora, Mas pedimos que elas concordassem em ter cortes em seus salários: 3% para funcionários abaixo de cargos de gerência, 10% para gerentes e 50% para o CEO, no caso eu. Eu disse: vamos todos nos ajudar, trabalhar dia e noite. Chegamos ao fim do ano com o dinheiro recuperado e devolvemos tudo em bônus para eles."

Empresários

"Você não pode liderar com medo e culpa. E tem mais: não escute ninguém, somente o seu sonho. Algo maior do que a ganância tem que liderar você e quanto mais impossível, maior a chance de mudar o mundo."

Longo prazo

"Pense em longo prazo e você vai ver as coisas muito mais claras. Se um político não planeja em 100 anos, eu não confio nele. Quando você pensa no longo prazo, você não pensa em você, mas nas próximas gerações. Decida fazer coisas boas, não só para você, mas para a sociedade. Se as pessoas pensassem no longo prazo, o mundo seria melhor."

"O meu sucesso veio de uma mentalidade a longo prazo."

Um conselho para empreendedores

"Sugiro que todos os empreendedores ouçam música, música boa, pois amolece o coração e você vê o mundo de outro jeito."

0 visualização
civi-co_branco_1.png