• redação CIVI-CO

Iniciativas desenvolvem cursos e conteúdos para promover educação antirracista e inclusiva

A educação é a forma mais eficaz para combater o racismo, as diversas formas de preconceito e a intolerância. É o acesso à pluralidade de informação e educação de qualidade que garantirá às crianças o direito e as condições de não reproduzirem o preconceito e de desenvolverem um senso de colaboração em relação ao outro.

A multiplicidade de vivências nos enriquecem como ser humano e, neste sentido, a diversidade é o elemento-chave para a construção de uma sociedade equânime, com cidadãos habilitados a pensarem soluções em todas as esferas sociais sob pontos de vistas que envolvam todas as pessoas.

Aqui no CIVI-CO existem duas iniciativas que vêm atuando intensamente em projetos norteados pelo ODS 4 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU) que visa “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos.”


A edtech Piraporiando, que atua na criação e publicação de obras literárias e programas de formação focados na diversidade para uma educação antirracista, antibullying e sem preconceitos, e o Instituto Rodrigo Mendes (IRM), organização sem fins lucrativos que trabalha para que toda pessoa com deficiência tenha uma educação de qualidade na escola comum.

Conheça, apoie e compartilhe o trabalho que essas iniciativas estão realizando:

Conteúdos Antirracistas para Crianças e Educadores

Neste e-book gratuito, a Piraporiando apresenta uma seleção de livros, vídeos educativos, filmes, clipes musicais, desenhos, referências de autores, pesquisadores, educadores, pensadores, artistas e projetos que reforçam o protagonismo negro na sociedade. Este material é direcionado a educadores, crianças e a todas as pessoas que acreditam na necessidade de termos uma educação antirracista. Clique aqui para baixar.


Curso Educação para a diversidade

Tendo como foco a educação antirracista, antibullying, sem preconceitos e baseada no afeto, o curso Educação para a Diversidade, realizado pela Piraporiando, é inteiramente online e tem como objetivo contribuir para a capacitação dos educadores, propondo ações e projetos eficazes para uma educação que promova a equidade. O programa aborda a implementação de leis e ações afirmativas, buscando o combate à desigualdade social e a garantia dos direitos de crianças e jovens. Interessados podem se inscrever até o dia 15 de agosto.

Portas Abertas para a Inclusão

Realizado pelo IRM, o curso gratuito Portas Abertas para a Inclusão tem como objetivo apoiar redes públicas de ensino na promoção da inclusão escolar de meninos e meninas com deficiência por meio da ressignificação da educação física e de práticas esportivas seguras. O curso, ministrado à distância, está disponível desde setembro de 2018 na internet, e já formou mais de 54 mil pessoas. Educadores podem se inscrever gratuitamente clicando aqui.


Educação Inclusiva na Prática

Organizado por Rodrigo Hübner Mendes, superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, o livro Educação Inclusiva na Prática é o lançamento da Editora Moderna e da Fundação Santillana sobre experiências reais de estudantes com deficiência em sala de aula.

O livro, disponível gratuitamente em PDF, conduz o leitor pelo universo da relação entre ensino-aprendizagem de estudantes com deficiência na escola comum, a partir de seis estudos de caso, além de abordar a história e os conceitos da educação inclusiva. Clique aqui para baixar o livro.

Protocolos Sobre Educação Inclusiva Durante a Pandemia da Covid-19

Diante dos enormes impactos gerados pela pandemia da COVID-19 nas redes de ensino do Brasil, o IRM publicou o Protocolos Sobre Educação Inclusiva Durante a Pandemia da Covid-19, resultado de um estudo realizado pelo Instituto com 23 países e organismos internacionais. O objetivo é contribuir com os gestores responsáveis por planejar e implementar políticas públicas voltadas à garantia do direito à educação das pessoas com deficiência, tanto no período de isolamento social como na fase de reabertura das escolas. Acesse o conteúdo clicando aqui.


Para ficar por dentro de todas as iniciativas e eventos realizados pela Piraporiando e pelo Instituto Rodrigo Mendes, siga @piraporiando e @institutorodrigomendes no Instagram!

43 visualizações
civi-co_branco_1.png