• redação CIVI-CO

Novo recurso do WhatsApp ajuda a identificar Fake News

Atualizado: Out 28

A disseminação de notícias falsas, ou fake news, representa um risco à democracia, principalmente no período eleitoral. Informações mal intencionadas com, por exemplo, o intuito de manipular a opinião pública, propiciam a polarização política, o que coloca em risco um dos elementos cruciais para que exista democracia: o diálogo.

Para ajudar a diminuir o compartilhamento de notícias falsas, a IFCN (Rede Internacional de Checagem de Fatos, da sigla em inglês) em parceria com Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), disponibilizou um recurso de checagem de informação que pode ser habilitado diretamente no whatsapp.

Deste modo, fica mais fácil para verificar se aquela “notícia” que chegou no grupo da família, ou do trabalho, é falsa ou verdadeira.

Veja no passo a passo de como habilitar a ferramenta ou clique aqui e vá direto para a conversa com o chatbot:

  • Grave o número +1 (727) 291 2606 na agenda do celular. Este é o contato do chatbot;

  • Depois, inicie uma conversa mandando um “oi” para o contato do robô. Ele responderá prontamente;

  • Contato feito, o robô vai explicar como realizar a busca, que pode ser feita a partir de uma simples palavra-chave ou de perguntas;

  • Digite o termo ou frase que deseja verificar. Em um instante você receberá o resultado dizendo se a informação é falsa ou verdadeira.

Curtiu essa informação? Então, aproveita e a compartilhe com seus amigos e grupos no whatsapp!


10 visualizações
civi-co_branco_1.png