• redação CIVI-CO

O que é (ser) cívico?

A escolha do nome CÍVI-CO para o mais novo coworking inaugurado em novembro de 2017, em São Paulo, não foi à toa. O termo traz em si a essência do que se espera de uma sociedade. E o que seria, então, cívico?

No dicionário formal, cívico é definido como um adjetivo referente a cidadão, elemento integrante do Estado que tem "deveres cívicos" e age de forma patriótica, com "espírito cívico."

Pela etimologia, estudo da origem e evolução das palavras, cívico vem do latim CIVICUS, "relativo a uma cidade ou comunidade," que por sua vez vem de CIVES, "cidadão, aquele que vive em cidade."

O conceito por trás da palavra, como se vê, remete a cidadão. Pelo dicionário, "cidadão é um habitante da cidade, um indivíduo que, como membro de um Estado, usufrui de direitos civis e políticos por este garantidos, e desempenha os deveres que, nesta condição, lhe são atribuídos."

Pode se dizer, portanto, que ser cívico é exercer o papel de cidadão. E cidadão, que vem da palavra cidade, é todo aquele que convive em sociedade e que, supostamente, exerce seus direitos e deveres de forma consciente e responsável, contribuindo para uma convivência social, na qual o respeito aos direitos humanos e ao interesse público devem prevalecer acima de tudo.

Portanto, cívico vem de cidadão, que vem de cidade, que vem do grego "polis," pequeno território com uma comunidade organizada e formada por "politikos," homens nascidos no solo da cidade. Na Grécia antiga, os moradores das Polis eram chamados de politikos, aqueles que exercem a civilidade. Por isso a ideia de que exercer a civilidade está ligado a fazer política, palavra originada do grego "ta politika," que vem de "polis."

Parece complexo mas, na verdade, está tudo interligado. Nessas horas, para fechar um raciocínio, melhor recorrer a um filósofo grego, é claro, e um dos mais influentes de todos os tempos, Aristóteles. Aluno de Platão, Aristóteles escreveu em sua obra "Política," que o homem é por natureza um animal político. A ação política significa "ação que visa o bem comum" e deve ser praticada pelos filhos da Polis/Cidade, os chamados políticos, ou "Cives," cidadãos.

Podemos concluir, então, que ser cívico é ser político na mais profunda concepção da palavra, com todos os direitos e deveres contidos no papel que o cidadão tem dentro de uma sociedade. Uma sociedade desenvolvida é aquela em que existe a participação, o envolvimento cívico de todos os seus habitantes.

Fica a pergunta para a reflexão de cada um: O que, para você, é ser cívico?

1,028 visualizações
civi-co_branco_1.png