• redação CIVI-CO

Trilha do Racismo Estrutural: o passado se faz presente

Atualizado: Nov 25



A "Trilha do Racismo Estrutural", marcou o aniversário de 4 Anos da Comunidade de impacto neste mês de novembro, quando também se comemora o Dia da Consciência Negra . Fruto de uma ação colaborativa entre CIVI-CO e TRACE Brasil, a trilha traz uma linha do tempo com informações e datas históricas que mostram a construção da estrutura do racismo no Brasil


O conteúdo ganhou vida no formato de um banner exposto na praça em frente ao CIVI-CO. Nele, é possível acessar através de um QR code uma playlist de vídeos da Trilha no Youtube, O conteúdo tem a apresentação de AD Junior, head de Marketing da Trace Brasil e idealizador da proposta.


A ideia de criar uma Linha do Tempo do Racismo Estrutural surgiu por conta de um episódio que provocou uma virada de vida. AD Junior criou um canal no Youtube para falar de viagens, mas acabou sendo alvo de ataques racistas. Por conta dessa experiência, ele começou a reunir informações históricas, conteúdo da própria legislação brasileira que mostram como foi criada a estrutura do racismo estrutural, que até hoje impede os negros de terem acesso a direitos básicos como educação, saúde e moradia.


Ad Junior é gerente de marketing online, influenciador digital e ativista. Além do trabalho à frente da Trace, ele criou uma plataforma de educação voltada ao público afro-brasileiro e tem o sonho de fazê-la chegar a alunos, professores e pessoas de todo o país que queiram aprender sobre a luta antirracista.


“Eu sou descendente direto do maior crime cometido pela humanidade com pessoas negras e você precisa entender sobre isso. Espero que todos consigam acessar essa trilha do racismo estrutural e possam aprender que essa pauta cabe a todos nós. É preciso entender que se há violência é porque nosso país é muito desigual, é porque existe pobreza extrema e a gente não discutiu nos últimos anos o porquê dessas diferenças”, explica AD.


Assista aos vídeos da “Trilha do Racismo Estrutural", curta, compartilhe com a sua rede e colabore na construção deste novo futuro para o Brasil.






2 visualizações0 comentário
civi-co_branco_1.png