• redação CIVI-CO

Utopiar lança projeto contra a violência doméstica durante a pandemia


Fonte: Getty Images


O isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19 revelou aumento, ainda mais alarmante, nos índices de violência doméstica e violência familiar contra a mulher.


No contexto da pandemia, os atendimentos da Polícia Militar a mulheres vítimas de violência aumentaram 44,9% no estado de São Paulo. Em relatório divulgado no mês de abril, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) informou que o total de socorros prestados passou de 6.775 para 9.817, na comparação entre março de 2019 e março de 2020. A quantidade de feminicídios também subiu no estado, de 13 para 19 casos (46,2%).


De acordo com Renata Rizzi, fundadora da Utopiar,empresa de moda sustentável que trabalha com mulheres que estão superando a situação violência doméstica, as razões para esse aumento podem ser a coexistência forçada, o estresse econômico e o aumento de consumo de álcool pelos agressores.


Com o objetivo de evitar que a violência doméstica faça ainda mais vítimas, a Utopiar iniciou em suas redes sociais um projeto que apresentará, por meio de uma série de vídeos, conteúdos informativos que vão desde a definição de violência doméstica até como identificar se alguém está passando por essa situação e como agir diante disso.

Para acompanhar o projeto da Utopiar, basta acessar as redes sociais da marca. Se você conhece ou é uma pessoa que sofre violência doméstica, ligue 180 e denuncie.




0 visualização
civi-co_branco_1.png