• redação CIVI-CO

WE LOVE PARAISÓPOLIS

Atualizado: 24 de Jul de 2019


📷

WE LOVE PARAISÓPOLIS

A novela I love Paraisópolis, que foi ao ar em 2015, fez a comunidade de São Paulo ficar conhecida no Brasil todo. Primeiro porque ela fica em uma das regiões mais ricas de São Paulo, ao lado de condomínios luxuosos do bairro do Morumbi. Por isso mesmo, Paraisópolis é a imagem mais acintosa da desigualdade social do país. Mas à parte de toda a vulnerabilidade fruto do abandono do poder público, a comunidade é uma potência. Como a flor de lótus, que nasce em meio à lama, a segunda maior favela da cidade paulistana impressiona pela riqueza de talentos e empreendimentos que nos leva, sim, a amar Paraisópolis.

A convite da presidente da Humanitas 360 e sócia-fundadora do CIVI-CO, Patrícia Villela Marino, alguns residentes puderam ver de perto a beleza escondida na comunidade. Liderado por Gilson Rodrigues, presidente da Associação de Moradores da Comunidade, o grupo de empreendedores percorreu parte do Circuito Paraisópolis das Artes.

O passeio começou com Gilson apresentando o Ballet de Paraisópolis. Criado em 2012 pela diretora Monica Torregó, o projeto já impactou mais de 5.000 alunos entre crianças e adolescentes.

📷📷📷📷

A parada seguinte foi na “Casa de Pedra”, obra de Estevão Silva da Conceição, famoso internacionalmente como o “Gaudí brasileiro.”

📷📷📷

Depois da imersão no mundo encantado de Estevão, foi a vez da visita à oficina Berbela. O artista plástico transforma sucatas de ferro e outros materiais em esculturas surpreendentes!

📷

O circuito terminou com um almoço no lindo e delicioso Bistrô e Café Mãos de Maria. O projeto criado por Elizandra Cerqueira, presidente da Associação das Mulheres de Paraisópolis, capacita e gera renda para as mulheres da comunidade, resultando no empoderamento delas por meio da independência financeira.

📷📷📷

Momentos incríveis que revelaram um pouco da beleza de um Brasil, que mesmo à margem da sociedade, resiste com uma força empreendedora e artística próprias.

📷📷

Para conhecer o Circuito Paraisópolis das Artes basta agendar uma visita monitorada pelo telefone 11 3501-2124 ou por e-mail roteiro@paraisopolis.org. Um passeio inspirador e imperdível!

TAGS: CIVI-CO, comunidade, diversidade, economia criativa, empreendedorismo cívico-social, impacto social, inclusão, inovação social

0 visualização
civi-co_branco_1.png